A máquina de lavar já é muito conhecida, e a máquina moderna é muito comum, normalmente bem grande, pesada e claro, elétrica. O designer Yi Jiang criou uma alternativa diferente, uma máquina portátil que lava roupas sem consumir energia elétrica, a Drumi.
Para compensar a economia de energia há um esforço físico envolvido, ou seja a energia gastada é na verdade sua! O que ainda é um incentivo para a prática de exercícios. Para funcionar basta depositar as roupas na máquina e bombeá-la com um dos pés. A energia mecânica faz a máquina funcionar e todo o trabalho está feito em menos de cinco minutos.
Pode parecer um pouco cansativo, mas é uma ótima forma de fazer a sua parte pela sustentabilidade. Além de poupar energia elétrica, a Drumi funciona com uma quantidade muito menor de água. A economia no consumo é também alívio nas contas no fim do mês.
Mais uma vez a sustentabilidade aparece como um ponto muito importante e deve ser pensada pelos designers, a economia e a prática de exercícios são outros bônus.
Vale frisar que a Drumi não pretende de forma alguma ser uma substituta definitiva da lavadora tradicional. Isto porque a maquininha portátil tem uma capacidade de apenas seis peças por lavagem – o que a torna inviável para empresas ou grandes famílias. Mas vale muito a pena para quem mora sozinho, deseja apenas lavar umas roupinhas ou até mesmo levar para um acampamento. Infelizmente, ainda não há previsão de vendas para o Brasil.
Veja a Drumi em ação no vídeo abaixo:
Baseado no Hypeness.