Grande parte dos xampus são compostos por 90% de água. Essa característica faz com que os produtos precisem ser vendidos em embalagens plásticas, recicláveis, mas ainda assim menos de 20% delas são reaproveitadas. Assim o xampu sólido é uma ótima maneira de economizar água e plástico.
Foi esse o grande objetivo da bioquímica neozelandesa Brianne West quando criou a Ethique, empresa que vende sabonetes, xampus e condicionadores sem embalagens plásticas. Todos seus produtos são envolvidos em material biodegradável e já evitaram o uso de 60 mil potes de plástico.
“Não entendo por que colocar água no xampu sendo que já se usa tanta água no banho”, ela diz. O xampu sólido é uma boa alternativa para quem está pensando em se adaptar ao Low Poo ou No Poo (pouco ou nenhum uso de xampu em busca de mais sustentabilidade e menor uso de produtos químicos).
A Ethique está bastante distante do Brasil, mas a Lush também produz xampus e condicionadores sólidos e seus produtos estão disponíveis no país. O produto não contém nenhum conservante e é considerado pela empresa, conhecida por produzir cosméticos feitos à mão, vegetarianos e não-testados em animais, uma das melhores coisas que eles inventaram.
Temos que procurar por soluções inovadores e investir nelas, pensando o quanto o design pode trazer melhorias e pensando no futuro e no meio ambiente!
Baseado no Hypeness.
Nenhum comentário:
Postar um comentário