terça-feira, 26 de julho de 2016

Duotone

Ultimamente tem sido comum ver imagens como essas circulando, é a mais nova tendência, o duotone.



A reprodução de meios tons de uma imagem usando a sobreposição de uma cor contrastante em relação a uma outra cor, é chamado de duotone. Em processos de produção gráfica, este processo requer a utilização de cores PANTONE em vez do CMYK na impressão.
Isso quer dizer que utiliza-se o preto para as sombras e um tom mais claro de outra cor para tons médios e realces. Geralmente é utilizado para criar efeitos de sépia usando pretos e amarelo. Mas isso não quer dizer que não se possa utilizar em outras cores como o azul e vermelho, por exemplo.
Sendo assim, muitos designers trabalham com esse tipo de mistura de cores para trazer uma proposta visual diferente. Uma das tendências web que está em alta é trazer esta abordagem para o digital, onde sites tem usado essa técnica para ter um diferencial entre seus concorrentes.
Algumas marcas e campanhas já mostram a utilização da técnica:
Mail Chimp
Year in Music por Spotify
New Deal Design
Product Design Weekly
Lois Jeans
Adidas

Trabalhar com esta técnica pode trazer resultados satisfatórios e excelentes no seu projeto. O mixer de cores com certeza é um dos fatores de um bom design e uma boa comunicação. Utilizar de tendências também é interessante para estar atualizado e mostrar um design chamativo, mas deve se ter cuidado com o risco da repetição e de utilizar uma tendência passageira em uma marca ou campanha duradoura, pois com o tempo a marca ou campanha pode perder o efeito e passar a ser desinteressante, desatualizada.
Este post foi baseado no blog Design Culture.

Nenhum comentário:

Postar um comentário