sexta-feira, 3 de março de 2017

A crise e o designer

Se fala muito de crise, tempos difíceis, falta de oportunidade, falta de emprego, etc. O mercado de fato está difícil, mas também nunca esteve muito fácil. Quem sabe se batalharmos um pouco mais, ou buscarmos outros meios não saímos dessa?!

Todo designer tem o espírito empreendedor dentro de si. Conseguimos realizar trocas de serviços, ter ideias para comunicação e posicionamento da empresa, apresentar cases e ideias que podem vir a contribuir, entre outras coisas…  Isso já é natural e é consequência de muitos estudos, busca de conhecimento e o dia a dia na profissão.
Sim, há ainda muito para o mercado melhorar, estamos em uma fase complicada e é só agora que as pessoas estão começando a entender o valor do design. Não existe nada fácil, e principalmente nas profissões criativas, mas nem por isso vamos só reclamar.

É difícil definir uma área de atuação. Existem tantas ramificações que fica confuso estipular um público e onde atuar. Mas isso não é motivo pra reclamar dos jobs, clientes, falta de clientes e entre outros motivos… SE REINVENTE! Faça a profissão valer a pena! Não é fácil e agradável, mas a gente consegue.  Procure estabelecer pequenas estratégias para atrair clientes. Não esqueça que quando temos um bom trabalho e sabemos como nos relacionar com clientes, as coisas fluem. Precisamos ensinar o público a dar valor ao design, por isso, é importante saber como nos sobressair nessas situações complicadas. Vamos ver o que podemos fazer pra vencer os tempos de crise.

Tudo isso faz muito sentido, e podemos ter muitas oportunidades a nossa frente, é só correr atrás. Vamos seguir algumas dicas do Design Culture:

#NETWORKING É TUDO!

Sim, ter um bom papo e saber vender é uma das principais armas do designer. Você precisa saber se comunicar bem com seus clientes e admiradores do seu trabalho. Um bom papo convence, mas pra confirmar o que você disse, você também precisa realizar um trabalho de qualidade. Você precisa defender o que vai fazer, apresentar argumentos que possam valer o seu trabalho.

– Seja simples. Evite termos técnicos complicados, fale de forma que ele possa entender sem problema;

– Crie argumentos convincentes. O cliente precisa entender porque ele está pagando aquele valor. Justifique cada passo do processo;

– Seja transparente. O cliente percebe quando você está enrolado. Se vai atrasar, avise a com antecedência e com uma justificativa. Não criar prazo que você não vai cumprir. Os clientes gostam de quando você cumpre as metas nas datas certas.

Não esqueça que quando você consegue ser um bom profissional, tem uma boa lábia e cumpre seus prazos, os clientes falam bem de você para outras pessoas.

#O ALEARTÓRIO NÃO EXISTE, CRIE UMA ESTRATÉGIA

A estratégia de negócio é uma das coisas mais importantes na vida de freelancer/empreendedor. Ela vai definir o público certo e a abordagem correspondente ao seu público. Procure fazer pesquisas sobre o assunto, utilize as ferramentas já conhecidas para fazer algumas análises, apresente mais de um conteúdo e esteja sempre antenado no comportamento do público. 
Quando você define o seu diferencial e a abordagem correta, você ganha visibilidade e com isso, potencias clientes. Dê atenção pra isso, é extremamente importante. Apresente soluções que façam ele pensar que você é a melhor opção para o negócio do cliente. 

#PROATIVIDADE SEMPRE

Proatividade significa agir antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros. Surpreenda seus clientes com coisas que eles não pediram. Não precisa ser algo extremamente trabalhoso, mas pode ser algo simples como um partner ou uma capa pra Facebook. Geralmente eu sempre faço algo a mais do que se pede. Sempre surpreendo em algum ponto na entrega do projeto. Quando fazemos isso, o cliente se sente especial e aprecia ainda mais nosso trabalho. 

#CONCLUSÃO

Crises vão sempre existir. Isso é um fato que acontece com qualquer mercado. Talvez não exista um espaço pra todos, mas com certeza existem pra os que se reinventam e tentam se sobressair. Não existe meio termo; ou você faz alguma coisa ou fica pra trás. Sei que não é algo fácil, mas você é um profissional criativo, sua função é criar ideias criativas, logo, você é capaz de criar soluções para o seu negócio.

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