segunda-feira, 16 de maio de 2016

Gradiente

O efeito que está voltando: gradiente, degradê ou transição de cores. 
O gradiente foi muito popular nos anos 90, mas recentemente algumas marcas tem usado em sua logo ou em divulgações e ícones de produtos. A "Oi" que renovou sua marca fazendo uso do gradiente e o que deu mais repercussão, a mudança do "Instagram" com a nova logo usando o efeito.


A maioria dos usuários sentiu um estranhamento, também por estar acostumado com uma imagem há muito tempo e com o surgimento de uma mudança radical. É complicado quando uma logo muda completamente ou muito; e nesse caso há uma resistência de muitas pessoas e designers sobre o gradiente. Esse efeito é visto como algo passado e defasado. Mas veja alguns pontos que o blog do Design Culture traz a respeito:

- O "Instagram" é uma marca gigantesca, que dita tendências de outras marcas, serve como exemplo e inspiração para outros cases. Claro, a mudança foi grande e a logo não condiz muito com o restante do app, agora preto e branco.


- A "Apple", outra grande marca, uma referência de design, usou o gradiente nos ícones do IOS 9.


- Outros grandes sites como o Spotify utilizaram gradientes em tons pastéis, de forma mais sutil e harmoniosa que antigamente.

Spotify

- O uso do gradiente atualmente é diferente. Antigamente logos com gradiente incluíam detalhes metálicos, brilhos, muitas cores diferentes e uma transição entre elas bem marcada.
O novo gradiente tem transições suaves, cores em harmonia, tons pastéis e até incorporando elementos de flat design. O resultado é bem mais agradável.





Nenhum comentário:

Postar um comentário