terça-feira, 24 de maio de 2016

Livros de Design Gráfico para ler

O Design Culture lançou uma lista com a recomendação de livros de Design reconhecidos no mercado. Para quem se interessa pelo design gráfico, sempre é útil ter mais informação na área, então seguem os livros:

A LINGUAGEM DA TIPOGRAFIA
9788580500325
"Nessa obra, o francês Pierre Duplan não fornece regras, mas sugere que tenhamos um olhar sensível sobre a superfície do texto. Trabalhar com tipografia como usuário ou como criador de caracteres exige o conhecimento e o controle de seus fundamentos — a forma tipográfica, fonte, composição e ocupação do plano gráfico, texturas, cores etc., ou seja, não bastam os fundamentos técnicos para a composição de uma boa tipografia ou para o design de um caractere. É preciso um pouco mais do que alcançar uma aparência de tecnicidade contemporânea: é preciso sensibilidade e consciência de linguagem."

KIT DE TIPOGRAFIA
kit_tipografia_3
"O Kit Tipografia 3 é composto por: 
- Fontes digitais brasileiras – de 1989 a 2001 (Org. Priscila Farias e Gustavo Piqueira)
Psicodélicas – Um tipo muito louco (Carlos Perrone)
A eterna Franklin Gothic (Cláudio Rocha)
Gill Sans (Gustavo Piqueira)"

O LIVRO DA GRÁFICA
LIVRO DA GRÁFICA
"Este livro é uma introdução aos temas centrais da gráfica: cor, tipografia, imagem, as técnicas de reprodução e o uso de vários tipos de papel. Contém um pouco de história, informação, curiosidades e opiniões sobre a atividade gráfica e o design. Os autores estão voltados para o futuro, sem esquecer a longa trajetória histórica do livro. O trabalho revela ao leitor o universo deste produto -falando de origens, autores e personagens, de romance e poesia, de palavras adultas e infantis-, ajudando a compreender o mundo maravilhoso da imprensa e da leitura. Fala e olha para a frente sem esquecer que o futuro é, e sempre será, moldado pelas experiências do passado. O trabalho introduz o leitor ao universo do livro – falando de suas origens, de autores e personagens, de romance e de poesia, de palavras adultas e infantis – ajudando-o a compreender o mundo maravilhoso da imprensa e da leitura. "

CULTURA GRÁFICA
CAPA_BROCHURA.indd
"Designers devem se acostumar com a ideia de que operam como editores de imagens e de textos. Norberto faz isso de forma interessante, pois ler seus textos é fácil e agradável. Eles revelam com precisão os principais aspectos, ideias e crenças dos entrevistados, mas também os coloca muito próximos dos leitores por meio de sutis observações do ambiente de trabalho e do comportamento do designer. Além disso, são ilustrados, o que amplia nossa percepção sobre os fatos históricos ou sobre o ser humano por trás do designer. Saber narrar histórias visuais ou verbais, ou discursos mais complexos que envolvem texto, imagem sons e movimentos é uma das competências exigidas pelo design dos dias de hoje. E aqui temos boas histórias e bom design."

DESIGN GRÁFICO E DIGITAL
CAPA DGD FRENTE 16JUL12
"Este livro apresenta cinco capítulos, com foco em áreas específicas do design gráfico: embalagem, identidade visual e branding, design editorial, design para música e webdesign. O capítulo sobre identidade visual e branding é o maior deles, pois estes assuntos têm um enorme impacto sobre todas as outras áreas do design gráfico. Cada capítulo inclui um glossário, uma lista de materiais utilizados e a indicação de bibliografia complementar. A maioria dos aspectos do design gráfico requer algum conhecimento específico, especialmente em relação ao uso de softwares, materiais e formatos. Eles tendem a possuir um vocabulário específico que pode intimidar e desestimular aqueles que não trabalham na área. Os glossários ajudam os leitores a se sentirem familiarizados com o tipo de linguagem usado nas metodologias, e a leitura complementar oferece um importante ponto de partida para as pesquisas específicas."

DESIGN DE LOGO TIPOS
CAPA DESIGN DE LOGOTIPOS
"Mais de 300 cases internacionais desconstruídos e analisados.
Ao analisar grandes projetos, de diversas partes do mundo, este livro nos dá uma clara compreensão de como se direcionar ao seu mercado e como transmitir os valores de sua marca.
Além de funcionar como um portfólio com ideias inspiradoras, é também um livro prático e de solução de problemas, que abrange os processos gerais e alguns detalhamentos específicos.
Todos os logotipos aqui apresentados são desconstruídos, para mostrar a colaboração de cada elemento para que o design se torne eficiente. Os estudos de caso mostram o raciocínio por trás de projetos de enorme sucesso.
O livro também pode ajudar na criação de logotipos eficientes, e também ajudará a explicar para seus clientes “como” e “porque” eles podem se ajustar ao briefing."

O PROCESSO DO DESIGN GRÁFICO
CAPA O PROCESSO DO DGRÁFICO
"O processo do design gráfico oferece uma investigação detalhada da atividade do design gráfico —campo que abrange muitas mídias, oferece exposição a um material infindável de temas e adentra incontáveis outras disciplinas por inspiração. Este livro é reflexo do prazer que obtemos ao fazer nosso próprio trabalho em design gráfico: ver uma ideia tomar forma gradualmente, participar das idas e vindas de seu desenvolvimento e chegar a uma resolução.
Os insights do processo ampliam o significado do trabalho criativo. As reflexões daqueles praticantes dispostos a compartilhar seus pensamentos e experiências nos iluminam e inspiram, frequentemente com um senso de profunda afinidade, validação e motivação. Nossa meta ao estruturar este livro foi organizar uma discussão sobre o processo criativo do design gráfico contemporâneo que estimule tanto estudantes como designers profissionais.
Esta coleção de 20 estudos de casos apresenta uma seleção de designers que têm metodologias reconhecidas, cuidadosamente desenvolvidas. Adotando uma série de abordagens, cada designer assevera que não há uma maneira única de conduzir a prática do design e que cada projeto exige um modo próprio de trabalhar."

DESIGN DIGITAL
DESIGNDIGITAL
"Esta obra explica de forma simples e clara os conceitos fundamentais para entender e aprender tudo que se relaciona com o design digital. Mostra como a linguagem do design tem evoluido com o aparecimento e o desenvolvimento de novas tecnologias —internet, telefonia celular, redes, TV digital. Também revela um panorama do processo de criação da interface gráfica e dos sistemas de comunicação utilizados nessas tecnologias. Analisa de maneira profunda as relações entre os computadores e os seres humanos —usabilidade— e estabelece os parâmetros para a criação gráfica e o desenho do sistema de ícones da internet, a tipografia, a cor e as estruturas de informação —mapas de navegação."

ISTO SIGNIFICA ISSO, ISSO SIGNIFICA AQUILO
SEMIÓTICA
"A semiótica é a teoria dos signos. Os signos são espantosamente diversos: vão desde simples sinais de estrada que orientam o motorista, até a fumaça que nos alerta sobre o fogo e os símbolos condicionados culturalmente que estão ocultos na arte e na literatura. A leitura que fazemos dos signos faz parte de nossa vida diária. Mesmo assim, geralmente a semiótica é percebida como uma ciência misteriosa.
Esse livro desvenda esse mistério usando exemplos visuais em vez de teoria abstrata, apresentando 75 conceitos de semiótica: cada pequena seção de seu conteúdo começa com uma imagem ou signo, acompanhado  de uma pergunta que nos convida a interpretar aquilo que estamos vendo. Ao virar a página, podemos comprar nossa resposta com a teoria que está por trás daquele signo. Deste modo, podemos nos engajar ativamente no pensamento criativo, enquanto o livro gradualmente constrói uma estrutura sólida de conceitos de semiótica que desafia nossas assunções sobre o que é a comunicação, como ela funciona e porque é importante."

Os livros são da editora Rosari, que produz livros para designers no Brasil. No site você pode encontrar esses livros e vários outros para comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário