quinta-feira, 12 de maio de 2016

Inovação: chip para bicicletas

Na cidade de Aarthus, na Dinamarca, esta sendo testada uma nova tecnologia em favor dos ciclistas. É colocado na bicicleta um chip com identificação por radiofrequência que reconhece quando o ciclista se aproxima de um cruzamento, por exemplo. Em uma distância de 100m de um sinaleiro, o chip envia uma mensagem ao equipamento de trânsito para dar preferência a passagem do ciclista.



O uso de outros meios de transporte, não poluentes e mais saudáveis, como as bicicletas, tem sido incentivado em muitos lugares, algumas cidades do mundo tem um trânsito muito maior de ciclistas e pedestres do que de carros e outros veículos. Existe um grande problema de número de carros no mundo, de poluição, de trânsito; mas também há muitos problemas de segurança para os ciclistas. Ocorre que em muitos lugares as pessoas não utilizam bicicleta como meio de transporte pela insegurança, às vezes por falta de via adequada para pedalar ou por questões de motoristas que não preferência, indíce de acidentes, travessias de ruas arriscadas, etc.

Pensando nisso que foram desenvolvidos os chips, que tornaria a vida dos ciclistas um pouco mais fácil e pode incentivar o uso desse meio de transporte. É importante pensar em inovação, principalmente para áreas de grande interesse público, que estão crescendo, etc. O designer tem um importante papel de estar sempre atualizado e ciente de problemas e possíveis soluções para os mesmos.




O dispositivo de segurança ainda está em fase de testes com algumas bicicletas da cidade, para torná-lo 100% seguro e ainda melhor. O uso do chip deve promover futuramente prioridade em semáforos, estacionamentos e outros equipamentos. A cidade de Aarthus tem um programa de incentivo aos ciclistas e já instalou vários pontos para aluguel de bicicletas. Fica um grande exemplo para a nossa cidade!

Baseado no Hypeness.

Nenhum comentário:

Postar um comentário